Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2016

Polvo de véu


 .“O polvo-véu faz parte de um grupo de quatro espécies do gênero Tremoctopus. Ele é uma das mais espetaculares criaturas do mundo, que ilustra um dos mais extremos casos de dimorfismo sexual: o macho é 40.000 menor do que a fêmea.


Também conhecido como “polvo cobertor” (“blanket octopus”) em inglês, esses nomes vêm de sua estranha aparência, com os tentáculos fechados em uma “capa”. Esses animais são raramente vistos, já que passam a vida inteira à deriva nos oceanos abertos de regiões quentes em todo o mundo, mas, quando são, têm a estranha aparência de um “grande cobertor rosa” (no caso da fêmea), daí o apelido.
Esse animal tem um comportamento defensivo incomum: ele coopta com os tentáculos de uma água-viva. O polvo arranca os tentáculos da água-viva, já que é imune a tal picada dolorosa, e, quando se depara com potenciais predadores, usa os tentáculos capturados nos seus dois pares de braços para afastar o perigo.Por seu tamanho minúsculo, o macho dessa espécie não foi sequer visto vivo na natureza até 2003. Recentemente, no entanto, foi fotografado por pesquisadores que conseguiram notar detalhes de sua anatomia.

Os machos também têm um terceiro braço especialmente modificado que armazena esperma. Durante o acasalamento, este tentáculo se destaca e se arrasta para o manto da fêmea para fertilizar seus ovos. O macho morre pouco depois do acasalamento. As fêmeas transportam 100.000 pequenos ovos unidos a uma secreção de calcário em forma de salsicha, que fica na base de seus braços dorsais, até à eclosão.
Para garantir sua defesa contra predadores, esse animal costuma arrancar os tentáculos das águas-vivas, já que não sente dor quando entra em contato com esse tipo de bicho. Então, caso alguma ameaça apareça, os pedaços de água-viva são arremessados contra o inimigo e garantem a fuga do polvo.
Para se ter uma ideia da excentricidade desse animal, não havia registros da aparição do macho até 2003, devido a seu tamanho minúsculo. Agora, porém, cientistas já conhecem melhor a sua anatomia. Assista abaixo um vídeo que mostra imagens desse lindo e colorido animal em seu cotidiano marinho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário